domingo, 25 de novembro de 2007

City championships: O que esperar?!

Bom pessoal, depois de um tempinho meio fora devido a varios motivos, eis que estou de volta aqui.
Então, diante dos últimos torneios em que joguei, especialmente o Real Masters em São Paulo (onde obtive 2º lugar), decidi fazer uma análise do metagame.

A análise a seguir é para o formato LM-MT.

1) Variantes de empoleon : eis um deck que ainda muitos exploram e continuam explorando. Pode vir combinado com luvdisc para armar um set-up, com lucario como batedor secundário, assim como absol EX para manipulação/distribuição de dano (damage spread). Aliado ao fato de seu tipo (agua) não ter fraqueza a coisas fortes do formato, transfora o mesmo em uma escolha interessante.
Pré-evoluções consideravelmente boas, ataques com custos relativamente baixos, fraqueza "nova". Tudo relatado, aliado ao fato de poder abusar das double rainbow e scramble energy continuam dando ao empoleon status de forte.

2) Electigon : ok, outro deck que já foi comentado por aqui. Muito embora o tipo pedra/luta esteja em plena ascenção (motivo será relatado mais abaixo), ainda é um deck forte, pois o mesmo possui flygon d e EX d, que combatem, e bem, os decks pedra/lutador que possam ter, sem contar que Electivire lv X é uma verdadeira máquina.

3) Hurricane : mais um deck que pode aparecer por aí. Feraligatr possui 2 ataques muito fortes, aliado as mesmas condições favoráveis que empoleon pode ter, é um deck a ser pensado antes de se decidir para um city. Feraligatr possui um ataque capaz de matar de uma vez só qualquer pokémon que apareça, mesmo que tenha vida muito alta. Para quem não sabe: Hurricane = Feraligatr MT + Delcatty + Delcatty EX + Magneton (power keepers).

4) BLISSEY : pois bem, falarei do deck que será com certeza o mais amplamente utilizado pelos cities em minha opinião. Para quem não sabe, blissey é atualmente tido como o melhor deck do formato ("Broken"). Os decks de blissey podem variar um pouco pelo o que se ve, mas as 2 variantes mais utilizadas serão com Lucario e pura.

5) Duskqueen : outro deck para ficar de olho. Dusknoir com resistência a incolor e tanto ele quanto nidoqueen sendo psíquicos podem causar trabalho aos decks com Lucario. É um deck que blissey pode suar para ganhar mesmo.

6) Mario : este "deck" falarei apenas por dever ético, pois não o considero como um deck de verdade por convicção própria. Pode ser outro a causar problemas contra decks de blissey, caso os mesmos saiam com um starter muito bom, e blissey muito mal. Ainda assim, um deck extremamente popular

7) Kricketune : a proposta deste é ser tão rápido e destrutívo quanto blissey, porém kricketune depende muito de ter outros pokémons no banco. Muito embora eu não tenha enfrentado algum, ainda assim é bom ficar de olho.

8) Infercatty : outro deck que não tenho enfrentado ultimamente, mas já relatei sobre o mesmo aqui no blog. Ataques poderosos, delcatty para acelerar... ainda é um deck a ser considerado.

9) Decks aleatórios: outros decks, muito embora em menor quantidade, podem aparecer seriam baseados em pokémons delta (meganium, feraligatr, entre outros).

Então é isso, até a próxima e boa sorte a todos nos cities.

7 comentários:

Anônimo disse...

Vaew Allan, eu ADORO o seu blog!
Eu nunca participei de nenhum campeonato, por isso acho importante conhecer o metagame de cada um.
Mas como sou novo no TCG, tem agulmas expressão que você usou e eu não entendi!
O que é "formato broken"?
Que pokemon é esse "pura" q você falou?

Douglas disse...

e um deck de torterra e de venusaur vale investir nesse campionato ???

Anônimo disse...

nao porque o campeonato eh no formato HP - MT
o venusaur eh SW. Ainda nao eh permitido nos city championships.

Douglas disse...

Roublas o meu deck e de dp1 e dp3 nova serie do diamond e pearl

Anônimo disse...

DP3 nao pode usar la
DP3 = SW !!!!!!!

Unknown disse...

vc tem algumas dessas cartas pra trocar ou sei la vender so pra me ajudar eu axo q vo no campeonato de caminas e eu preciso de um deck bom eu ja fui em um campeonato em sao roque e fikei em segundo ajuda ae por favor
valeu

Douglas disse...

Roublas claro que ira valer sim eu mandei um email pra devir perguntando e falarao que ira valer sim DP3