terça-feira, 23 de outubro de 2007

Montando um deck


Uma das coisas mais intrigantes, senão A MAIS, é a montagem do deck.
Ao meu ver, 50% da vitória num campeonato está no sucesso do baralho, em como ele se comportará perante os demais, os outros 50% estão em como o jogador vai saber tirar máximo proveito dos pontos fortes, e como vai minimizar os fracos, durante o torneio.
A primeira coisa a ser definida, ao montar um baralho é a estratégia principal, e isso quer dizer que temos de escolher a linha principal de evolução do deck.
Como exemplo, vou utilizar o deck INFERCATTY, e ao montar, vou dar de forma detalhada:


Pokémons:19


4 Chimchar (Diamond & Pearl)

2 Monferno (Diamond & Pearl)
3 Infernape (Diamond & Pearl)
1 Infernape lv X (Diamond & Pearl)





Como podemos ver, esta é a linha principal de evolução. O infernape lv X é um grande trunfo do baralho, podendo causar uma grande quantidade de dano.



4 Skitty (crystal guardians ou power keepers)
3 Delcatty (power keepers)
2 Delcatty EX (crystal guardians)


Agora vemos a linha secundária é feita de Delcatty e Delcatty EX.

O combo do deck é discartar as energias de fogo para comprar 3 cartas (poder pokémon da delcatty) para depois poder realizar o ataque UPSTREAM da Delcatty EX ou até mesmo FLARE UP do Infernape Lv X

Próximo passo, vamos as energias.


Energias:16

12 Fogo
4 Double Rainbow Energy


As energias de fogo são auto-explicáveis, as Double Rainbow servem para o infernape bater 80 com 1 energia só, já que o ataque faz um descarte constante do baralho.

Com isso, nos sobram 25 cartas de treinador/supporter/tools.


Treinadores:25


4 Windstorm (crystal guardians)
4 Bala rara (holon phantoms)
4 TV Reporter (dragon frontiers)
3 Pokedéx (diamond & pearl)
3 Holon Mentor (dragon frontiers)
3 Celio's Network (crystal guardians)
2 Warp point (diamond & pearl)
2 Night Maintenance (mysterious treasures)


Windstorm: Serve tanto para se livrar de ginásios indesejáveis, que enfraquecem o deck (Battle Frontier e Crystal Beach por exemplo) quanto a tool cessation crystal, carta que "trava" as delcatty.


Bala Rara: serve tanto para colocar o infernape diretamente em cima do chimchar, quanto colocar o monferno no 1o turno também.


Tv Reporter: Carta de compra, necessitanto descartar outra, serve para colocar energias de fogo na pilha de descartes rapidamente


Pokedex: um treinador para acelerar o baralho, podendo escolher 1 carta a comprar.


Holon mentor: Busca 3 pokémons básicos, bom para "filtrar" o baralho e ainda colocar 1 energia de fogo na pilha de descartes


Celio's Network: Basicamente para buscar o pokémon que voce necessita.


Warp point: Para poder recuar, se livrando de status indesejáveis como dormindo ou paralizado, também força o oponente a recuar, excelente carta.


Night maintenance: Basicamente para colocar de volta no baralho alguns pokemons nocauteados.


Está aí, um deck simples, não muito complicado de jogar, facil de montar. O custo de montagem é relativamente baixo, pois a inclusão do Infernape lv X e Delcatty EX (cartas mais raras do baralho) podem ser cortados caso não tenha, ou até mesmo usar apenas 1 Delcatty EX.

Fica aí uma dica de como montar um baralho para quem não sabe direito.

Allan

4 comentários:

Unknown disse...

é isso aí ... um excelente deck no formato HP-on...
e que pode ter algumas variações tbm pra ficar melhor!

e não é difícil de montá-lo ... provavelmente as cartas mais difíceis de serem conseguidas seriam : Delcatty Ex e night maintenance!

Unknown disse...

Ossa... vlw pela dica... sou iniciante e estou meio perdido pra entrar em sincronia meu deck...
e meio dificil ter essas cartas Ex e lvl X mais vlw..!!

Unknown disse...

Exelente!

Anônimo disse...

Opa! Eu gostei muito dessas suas dicas, eu já estava fazendo um deck Infercatty e Já tenho todos os pokemons Incluindo Lvl. X!!! Mas o que falta pra mim são alguns trainers como Night Maintenance Bala Rara e Windstorm!!! E eu fiz algumas mudanças no deck!!! No lugar do Holon Mentor estou usando Roseanne's Researsh no Lugar dos Celio's Bebe's Search porque foi mais facil de conseguir!!! O resto esta tudo igual!!! Ah! Ainda fiz uma mudança que se encaichou bem no meu deck!!! Inclui 2x Typhlosion MT no meu deck, usando o pokepower dele eu acelero os ataques do Infernape fazendo com que eu ataque rapidamente todo turno aproveitando as energias descartadas!!! Eu acho ele uma boa escolha nesse tipo de deck!!! E o que vc acha???
Abraço ai!!! vlw!!!