segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Primeiro deck

Olá Pessoal. Conforme prometido, no domingo eu faria a análise do primeiro deck. Tá certo que técnicamente estamos na segunda-feira, mas...

Enfim, o deck escolhido foi de Vitor Pitz, de Typhlosion/Delcatty/Infernape. Vale ressaltar que poderia utilizar como exemplo o deck do Daniel Pitz.

Pokémon: 27

1x Infernape Lvl. X (DP1)
3x Infernape (DP1)
3x Monferno (DP1)
4x Chimchar (DP1)
1x Typhlosion (DP2)
2x Quilava (DP2)
2x Cyndaquil (DP2)
3x Delcatty (PK)
3x Skitty (PK)
2x Stantler (DP3)

Trainers: 20

4x Bebe's Search
3x Roseanne's Research
4x Tv Reporter
2x Night Maintenance
2x Warp Point
2x Professor Rowan
1x Scott
2x Pokédex

Energy: 16

14x Fire Energy
02x Double-Rainbow

O motivo da escolha: Achei interessante o fato de muitas pessoas em geral combinarem estratégias de porte diferente. O que em meu ponto de vista é "errado".

O que temos acima são 3 tipos de pokémon:

1) Infernape: um pokémon RÁPIDO e agressivo
2) Delcatty: Um pokémon que pode se combinar tanto com infernape quanto typhlosion
3) Typhlosion: Um pokémon para ARMAR JOGO .

A questão toda é: onde entra o conflito? A resposta é simples: O deck de infernape, tem como estratégia dano rápido e alto, utilizando-se das várias energias descartadas ao longo do jogo para finalizar com delcatty EX/infernape lv x. Por outro lado, temos o typhlosion que também se aproveita das energias descartadas, porém para bater CONSISTENTEMENTE ao longo do jogo.

É como analisarmos 2 carros: O primeiro vai sair em disparada feito um louco e a partir de determinada hora vai diminuir o ritmo. Enquanto que o segundo vai sair num ritmo e continuar no mesmo ao longo do trecho inteiro. Qual dos 2 chegará mais rápido? Difícil saber, não há como prever, são maneiras diferentes de se chegar ao mesmo ponto.

A partir deste momento temos 2 opções: Ou ficamos com o carro número 1, ou com o carro número 2.

Neste caso, decidi pegar o carro de número 2.

Agora o deck inteiro precisará se adaptar a nova estratégia.

Primeiro passo: Retirar infernape. Há pokémons com muito mais sinergia com o Typhlosion do que infernape, neste caso o Magmortar da SW (DP3).

Segundo passo: Readequar os treinadores.

Terceiro passo: otimizar as energias.

Pokémons: 23

4 Pachirisu DP4 --> Buscar pokémons do deck pro banco

2 Cyndaquil DP2

1 Quilava DP2

2 Typhlosion DP2 --> Para abusar do poder pokémon. Pode ser usado Blaziken da PK tbm, caso n possua Typhlosion.

3 Magmar DP2

3 Magmortar DP3 --> O atacante principal do deck. Dano CONSISTENTE e PROGRESSIVO. Com 1 energia de fogo 20, 2 40, 3 60, 4 80... fora poder se auto-curar.

1 Magmortar lv X DP2 --> Finalizador de jogo: Deixar o pokemon defensor queimado todo turno e ainda por cima poder bater 100 em qlqr pokémon em campo...

3 Skitty

3 Delcatty PK --> Energy draw. Descartar energia e comprar cartas

1 Delcatty EX --> Finalizadora de jogo tbm

Trainers: 22

4 Roseanne's Research --> Buscar energias, importantíssimo para o sucesso do deck
4 Celio's network --> Busque QUALQUER pokemon do deck (exceto delcatty EX)
4 Felicity DP4 --> O novo TV reporter. Descarte 2 energias e compre 4.... formidável!
3 Rare candy --> evolução!
3 Copycat --> Dar um "refresh" na mão
2 Warp point --> substituição e forçar o oponente a tal, mto bom com o magmortar lv X
1 Night maintenance (voltar pokémons)
1 Time-space distortion/Premier Ball (basicamente pra tentar voltar o magmortar lv X pra mão)

Energias:15

12 Fogo
3 Scramble --> se estiver perdendo, com 2 scrambles o magmortar baterá 120...

Enfim, como se nota, o deck mudou completamente!
Temos um pachirisu para preencher o banco rapidamente, temos o typhlosion energizando o magmortar e ainda o lv x para dar aquela finalizada.

O deck segue-se um pouco lento no começo, porém lá pelo 3o turno já se deve ter um magmortar com pelo menos 3 ou 4 energias ligadas, podendo bater 60 pra mais TODO TURNO, ao invés de bater 90 apenas sempre ao custo de descartar. Sem contar que magmortar possui mais vida que infernape!

Domingo que vem avaliarei o próximo deck escolhido.

Qualquer dúvida sobre o deck é só comentar!

Boa semana a todos,

Um comentário:

Anônimo disse...

a bom dps dessas alteraçoes da pra ce chamar issu de deck (27 pokes o loko meu!).

Alguem sabe quando a G.E. poderá ser utilizada em campionatos?